terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Madeira - aconchego e sofisticação!

Olá!

Hoje o tema é madeira!

Há séculos a madeira é muito utilizada por arquitetos e designers na decoração! Nenhum material proporciona tamanha sensação de aconchego e conforto como a madeira!

Muito versátil, pode ser usada em todos os ambientes, quase sem restrição. Pisos, paredes, portas, janelas, bancadas, decks, móveis, objetos de decoração, luminárias... não importa como, o resultado final é sempre bom.

Dá uma olhada nessa fachada!

Foto Revista Casa Vogue

Basta saber qual a madeira mais indicada para cada ambiente. Madeiras mais moles não devem ser usadas para revestimentos de pisos. Para áreas molhadas, a madeira deve ser resistente à umidade.

De qualquer forma, o uso da madeira deve ser sustentável. É importante usar madeira de reflorestamento certificada. O órgão responsável pela certificação da madeira é FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

Ainda na linha da sustentabilidade, uma ótima alternativa é a madeira de demolição. Além de deixar o ambiente aconchegante e bonito, a matéria prima é reaproveitada.

Foto Revista Casa e Jardim

Pela sua neutralidade, a madeira combina muito bem com diversos outros materiais, como pastilhas, metal, tecidos, concreto, tijolo... A mescla de cores e texturas é o que confere ao ambiente um visual moderno e acolhedor.

Em feiras de decoração, a madeira está sempre presente, de várias formas e em diversos ambientes.

Casa Cor São Paulo 2015

Casa Cor Paraná 2015
Casa Cor São Paulo 2015

Casa Cor São Paulo 2015

Além da beleza e do conforto, a madeira gera um isolamento térmico e acústico ao ambiente, e ainda possui maior durabilidade. O único inconveniente seria sua manutenção. É necessário aplicar ceras e vernizes regularmente para que a madeira continue bonita.

Se você procura mais praticidade, hoje encontramos no mercado diversos materiais que imitam a madeira com muita fidelidade. São produtos que não exigem manutenção e nem tanto cuidado: cerâmicas, porcelanatos, vinílicos, cimentícios. Esse tipo de revestimento está sendo muito bem aceito na decoração. Nos próximos posts vou falar sobre cada um deles com mais detalhes!

Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário